Dia 19 de junho de 2010- Colégio Notre Dame, Ipanema - Palestras - Degustação - Workshops de Gastronomia

 
Planeta Orgânico entrevistou Ildiko e Helenio Waddington, proprietários do Hotel Rosa dos Ventos, um dos hotéis-fundadores da Associação de Hotéis Roteiros de Charme

Roteiros de Charme procura contribuir para o alívio da pobreza e para a melhoria das condições socioeconômicas e do bem-estar social das comunidades em que os hotéis Associados estão situados.

Todos os hotéis da Associação procuram servir como centros de excelência social e ambiental nas comunidades em que eles operam. O Programa da Associação tem procurado contribuir para formas mais sustentáveis e viáveis de desenvolvimento social.

O Hotel Rosa dos Ventos estará presente no evento regional Rio Orgânico/MesaTur que acontecerá dia 19 de junho de 2010, no Colégio Notre Dame , em Ipanema, Rio de Janeiro.


 

Como o Rosa dos Ventos vem trabalhando com o tema da sustentabilidade?
O  Hotel Rosa dos Ventos, um dos hotéis-fundadores da Associação de Hotéis Roteiros de Charme, tem se engajado ativamente na sustentabilidade do município de Teresópolis e na gestão ambiental de sua propriedade e entorno, inclusive agricultura orgânica, pelos últimos 25 anos. Fundado em 1976, o Rosa dos Ventos fica situado num parque privativo de um milhão de metros quadrados, com mais de 50% da propriedade preservada com floresta tropical, incluindo várias fontes de água mineral natural fluoretada. O hotel fica nas imediações de duas importantes áreas protegidas, O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (21.054 ha) e o Parque Estadual dos Três Picos (46.350 ha), criados para conservar a biodiversidade e os recursos naturais da Mata Atlântica. 

Dentre as melhores práticas adotadas encontram-se o uso de energia solar para aquecimento de água, inclusive de duas piscinas externas, a compostagem de resíduos  com produção de adubo orgânico e vermicomposto (húmus) através de minhocário, a produção orgânica de hortaliças e temperos em horta própria nas dependências do hotel.

Desde 2005, Hotel Rosa dos Ventos tem dedicado esforços a uma iniciativa de desenvolvimento de capacidade voltada para o treinamento de jovens das comunidades locais inscritos no Curso de Hotelaria Básica da Comunidade Emanuel, um curso de horticultura orgânica com 8 módulos. O curso é ministrado no Horto-bio do Hotel e abraça o conceito de agricultura orgânica, conservação do solo,  entre outros

 

Os produtos orgânicos são utilizados nos restaurantes do Hotel?
Sim, produzidos sem agrotóxicos, as hortaliças, temperos e legumes são provenientes da horta orgânica do hotel.

Qual a vocação da região onde se situa o Rosa dos Ventos e qual a importância de se respeitar vocação territorial?
A Serra Fluminense, em particular Teresópolis, atua como uma “cesta de alimentos frescos” para a cidade e o estado do Rio de Janeiro, com a maior produção de verduras, legumes e frutas no estado, gerada na sua maior parte por pequenos e médios negócios agrícolas de propriedade familiar.

Os esforços empreendidos pelo Hotel Rosa dos Ventos contribuem para colocar em prática a política estratégica do Governo Municipal de Teresópolis, que adotou uma legislação municipal específica voltada para o desenvolvimento sustentável, formando um núcleo para crescimento racional e equidade social (Lei Municipal 079, de 20 de outubro de 2006).  Declaradas nas Seções I, II e III, respectivamente, estão diretrizes para: (i) conservação do meio ambiente, incluindo o estabelecimento de corredores biológicos, (ii) reforço da vocação agrícola da municipalidade, incluindo práticas agrícolas sustentáveis e desenvolvimento de capacidade de praticantes, e (iii) desenvolvimento de turismo sustentável, inclusive a adoção por hoteleiros das melhores práticas ambi entais e de códigos voluntários de conduta ambiental.

A realização desses objetivos contribui para abordar:

·    O uso impróprio da terra, inclusive o uso inadequado de agrotóxicos  e a exploração insustentável de madeira resultando em desmatamento, erosão acelerada, etc.

·    Carência de educação sobre práticas alternativas capazes de reduzir a erosão e uso de agrotóxicos; falta de compreensão do vínculo entre contaminação do meio ambiente e saúde pública e segurança; falta de informação sobre o valor dos serviços ambientais proporcionados por áreas florestadas.

Qual o principal diferencial dos hotéis que fazem parte da Associação Roteiros do Charme?
A Associação de Hotéis Roteiros de Charme foi fundada no Brasil em 1992, como uma organização privada sem fins lucrativos, imediatamente após a realização da UNCED, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, ou Cúpula da Terra, no Rio de Janeiro.

A Associação abarca atualmente 50 hotéis, pousadas e refúgios ecológicos independentes, do Norte ao Sul do Brasil, que reconhecem a importância da responsabilidade ambiental e social para a sustentabilidade das suas operações e das futuras gerações.

A localização crítica de vários hotéis Associados, estabelecidos em áreas de conservação e de ecossistemas frágeis como a Mata Atlântica, aponta para a importância de um programa sócio-ambiental contínuo e sólido, implementado como seu maior diferencial, através da prática por todos os hotéis Associados das diretrizes contidas em seu Código de Ética e Conduta Ambiental, adotado de forma pioneira em 1999.

A Associação Roteiros do Charme também possui ações comprometidas com o meio-ambiente? Quais?
A implementação, por todos os 50  hotéis Associados da Roteiros de Charme, das diretrizes contidas no Código de Ética e Conduta Ambiental, incluem a aplicação das melhores práticas de gestão focadas em áreas temáticas relacionadas no Código, conforme a seguir ( o Código de Conduta encontra-se disponível na íntegra em
www.roteirosdecharme.com.br

São eles:

·          Conservação de energia

·         Conservação de água

·         Tratamento de esgoto 

·         Preservação de áreas locais de alta biodiversidade/endemismo ou de valor cultural/histórico

·         Redução de ruídos e poluição atmosférica

·         Redução dos impactos ambientais de novos projetos e construções

·         Reutilização, redução e reciclagem de materiais

·         Controle de substâncias químicas e outras prejudiciais ao meio ambiente

·         Eliminação de incineração de lixo e resíduos, queimada de pastagens e desmatamento

·         Envolvimento de prestadores de serviços e fornecedores

·         Informações e interação com os hóspedes

Roteiros de Charme tem procurado contribuir para a conservação ou uso sustentável da biodiversidade e/ou para o compartilhamento justo e eqüitativo de seus benefícios.

Cerca de 80% dos hotéis da Associação são situados em ecossistemas frágeis como  a Mata Atlântica. As suas atividades têm contribuído para reduzir pressões e impactos, através de:

·         Prevenção de poluição decorrente de esgoto sem tratamento, exaustão das fontes de suprimento de água doce e potencial contaminação de aqüíferos e ambientes marinhos

·         Redução da geração de resíduos sólidos e do descarte inapropriado de resíduos

·         Prevenção da perda de habitats críticos e de pressões sobre a fauna e flora locais

·         Fortalecimento da consciência pública sobre questões de biodiversidade, atuando junto a funcionários, habitantes locais, visitantes e hóspedes

·         Apoio a projetos de conservação de espécies ameaçadas de extinção

·         Prevenção de projetos, construções e uso da terra inapropriados

·         Promoção de sólidos padrões de consumo pelos hóspedes

Alguns dos resultados observados são:

·         30% a 40% de redução de consumo de energia

·         70% dos hotéis-membros usam energia solar para o aquecimento de água

·         30% dos hotéis-membros têm e protegem fontes naturais de água nas próprias propriedades do hotel

·         10% de hotéis-membros tratam e reutilizam para fins não potáveis 100% da água servida gerada

·         100% dos hotéis-membros reutilizam, reduzem e reciclam resíduos sólidos em diferentes graus; 35% têm hortas orgânicas e composto de resíduos orgânicos nas suas propriedades.

·         pelo menos 50 diferentes iniciativas ambientais e sociais nos locais de destino são apoiados por hotéis-membros

·         pelo menos 100 empresas locais prestadores de serviços e fornecedoras de produtos estão envolvidas no programa ambiental

A Associação tem também encorajado esforços de apoio aos sistemas de  Áreas Protegidas e corredores de biodiversidade existentes, como a criação de reservas privadas.

Os membros da Roteiros de Charme geram benefícios para as comunidade locais dos destinos através de, por exemplo, iniciativas relativas ao desenvolvimento de capacidade e programas educacionais para crianças e jovens, aqüicultura marinha, reflorestamento, horticultura e reciclagem. 

Entre as atividades desenvolvidas pela Associação estão:

Educação ambiental dos empregados dos hotéis e sua famílias, que é ativamente perseguida através de seminários, palestras e cursos em matérias-alvo relacionadas ao Código de Conduta Ambiental.

Implementação de projetos e atividades, pelos hotéis individuais, que gerem benefícios sociais e melhoria da qualidade nas comunidades locais, como aqüicultura marinha, programa de reflorestamento, projetos de horticultura.

Participação em feiras, conferências e reuniões locais, nacionais e internacionais com o objetivo de compartilhar experiências e mobilizar parcerias em direção a metas comuns.

Participação em projetos locais acadêmicos e científicos, como conservação de peixe-boi e tartarugas marinhas.

Quais os aspectos Inovadores da Roteiros de Charme?
Com o intuito de estimular engajamento social e melhorias ambientais, a Associação orienta hotéis que gostariam fazer parte da Associação mas que ainda não atendem aos critérios ambientais e sociais para admissão.A Roteiros de Charme promove:

·         Um alto nível de envolvimento social, com participação ativa dos empregados dos hotéis e sua famílias e das comunidades anfitriãs, na aplicação do Código de Conduta.

·         Incentivos financeiros e prêmios de vários tipos são ofertados aos funcionários com fundos derivados de economias alcançadas com ações ambientais nos hotéis e com projetos nas comunidades locais.

·         Incentivo à participação de todos os hotéis de um destino turístico no Programa Ambiental da Associação, mesmo que não sejam membros da Roteiros de Charme.

·         A busca por parcerias com entidades locais, nacionais e internacionais que compartilhem a filosofia de responsabilidade ambiental e social

A Roteiros de Charme procura contribuir para o alívio da pobreza e para a melhoria das condições socioeconômicas e do bem-estar social das comunidades em que os hotéis Associados estão situados.

Todos os hotéis da Associação procuram servir como centros de excelência social e ambiental nas comunidades em que eles operam. O Programa da Associação tem procurado contribuir para formas mais sustentáveis e viáveis de desenvolvimento social. Com este propósito, os membros da Associação:

·         Provêem emprego direto a todos os níveis das comunidades locais (mais de 70% dos empregados são contratados localmente), e esforçam-se para prover a seus empregados benefícios sociais e de saúde além dos meramente exigidos por lei.

·         Dão preferência a prestadores de serviços e fornecedores das comunidades locais, de forma a beneficiar o máximo possível a economia local.

·         Doam mobiliário, roupa de cama e mesa e alimentos a entidades filantrópicas locais.

·         Compartilham e oferecem o uso de suas instalações às comunidades e empresas locais para armazenamento e descarte de lixo.

·         Apóiam programas educacionais para crianças e projetos sociais como melhorias/reformas de habitações nas comunidades locais.

·         Compram e distribuem produtos locais, como objetos de decoração, artesanatos e produtos alimentícios típicos do lugar.

Seria possível fazer uma breve análise do potencial do turismo utilizando produtos que valorizem a gastronomia regional?
Há estimativas de que 10% dos 3.000 produtores agrícolas atualmente estimados na municipalidade de Teresópolis sigam práticas sustentáveis e sejam orgânicos no seu processo de produção. A expectativa é que esta demanda aumente gradativamente a medida que a valorização da qualidade e do diferencial oferecidos por produtos locais  venham a ser integrados na gastronomia local, inclusive pela hotelaria. 

Quais as oportunidades que os eventos Copa 2014 4 Olimpiadas 2016 trarão para o Turismo do Est RJ?
A demanda que eventos como estes de cunho internacional trarão, necessitarão a a capacitação e formação de profissionais qualificados, bem como adequação e melhorias na infra-estrutura hoteleira atual, compatíveis com as tendências reais por produtos e hospedagens sustentáveis. O desafio é este.

Finalmente, como Roteiros do Charme e Hotel Rosa dos Ventos vêem o futuro dos orgânicos na hotelaria brasileira?
A busca pela qualidade e diferenciais na oferta de hospedagem é hoje uma realidade para o crescimento sustentável da hotelaria. A oferta de produtos orgânicos, sem agrotóxicos, produzidos localmente que contribuam para o desenvolvimento sócio-econômico e para a vocação de destinos turísticos, é uma das tendências e diferenciais que precisam ainda alcançar o seu potencial. Potencial este,  que é enorme em vista da diversidade de espécies vegetais e condições propícias ao seu desenvolvimento com a regionalidade culinária e cultural que o Brasil oferece.

 
Mais informações:

http://www.hotelrosadosventos.com.br/

http://www.roteirosdecharme.com.br/

 

 
O Hotel Rosa dos Ventos estará presente no evento regional Rio Orgânico/MesaTur que acontecerá dia 19 de junho de 2010, no Colégio Notre Dame , em Ipanema, Rio de Janeiro.